Livro - Declínio e Queda do Império Romano - Edward Gibbon

Este livro conta a trajetória do Império Romano desde o tempo dos Antoninos até a queda do Império do Oriente representado pela tomada de Constantinopla pelos Turcos. É claro que o livro termina mesmo com a queda do Império do Ocidente, após a tomada de Roma pelos Godos.
Este livro foi um dos mais interessantes que li nos últimos anos, ele conta a organização dos Romanos, seu sistema de governo, seu sistema de justiça, e seu enorme sistema militar. O início da igreja católica também é descrito. Por incrível que pareça a nossa sociedade é muito parecida com a dos Romanos, claro que hoje somos moralmente mais evoluídos, mas o sistema é muito parecido. Havia até o bolsa escola, que era uma esmola dada pelos Imperadores para calarem a boca dos plebeus insolentes. Fora os jogos que lembram muito um fla flu de hoje (inclusive o comportamento das torcidas).
Infelizmente a edição a que me refiro é um resumo da original que não está disponível no Brasil. Esta é composta por 7 volumes e o que eu li é um resumo publicado pela companhia das letras na coleção de bolso. Bom já dá para ter um gostinho do original.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Memórias de Adriano

Museu do Primeiro Reinado

Mudanças e mais mudanças